GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE TOLEDO – PARANÁ COLÉGIO ESTADUAL FRENTINO SACKSER – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Avenida Maripá, 3815, Bairro Botafogo, Marechal Cândido Rondon – Paraná FONE – FAX 3284-1957

PLANO DE TRABALHO DOCENTE – 1º TRIMESTRE - 2017 PROFESSOR (A) : Ângela Nowotny DISCIPLINA: Química SÉRIE: 2ª CONTEÚDOS ESTRUTURAN TES

Matéria e sua natureza

Biogeoquímica

Química sintética

TURMA: B

PERÍODO: MATUTINO

CONTEÚDO BÁSICO/ ESPECÍFICO

JUSTIFICATIVA /OBJETIVOS

METODOLOGIA /RECURSOS

AVALIAÇÃO (CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS) 1. Conceituar ácidos, bases, sais e óxidos. Os conteúdos As avaliações Relacionar estes compostos com o serão abordados serão realizadas através 1. Funções cotidiano e perceber a influência deles na a partir de temas da observação do inorgânicas: natureza. Existem muitos compostos que permitam a envolvimento do aluno, Ácidos, bases, sais inorgânicos presentes no nosso dia a dia e contextualização seu empenho nos e óxidos. outros fundamentais para a manutenção da do conhecimento trabalhos, interação e 2. Quantidades e vida e para o controle do clima do planeta. e serão busca de informações, grandezas: 2. Reconhecer e utilizar as grandezas trabalhados com a bem como seu Massa molecular, empregadas na Química. Os instrumentos construção do desempenho nas provas molar, mol e de medida desempenham um papel conhecimento, exercícios, relatórios e número de importante nas medições não perceptíveis colocando na sala pesquisas. Serão Avogadro. aos sentidos humanos, mas, senão forem de aula, realizadas no mínimo 3. Reações corretamente usados refletirão em erro e conhecimentos duas atividades químicas: em sérios problemas. As estimativas da socialmente avaliativas a fim de se Balanceamento. quantidade de átomos, de moléculas e de relevantes, que obter a média do outras espécies químicas são faça sentido e trimestre. Para compor

REFERÊNCIAS

FELTRE, R. Química geral. Volume 1, 2 e 3. Química e Sociedade. Volume único. Livro didático público do Estado do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Site dia-a-dia educação.

4. Cálculos estequiométricos 5. Educação ambiental

fundamentais, tanto para processos produtivos quanto para a detecção e quantificação de materiais, como em caso de contaminação de alimentos e da água, em análises de urina e de sangue, entre outras aplicações. Essas estimativas também são utilizadas para determinar o grau de pureza ou impureza de materiais. 3. Compreender as reações químicas para explicar os fenômenos na natureza e o trabalho do homem na aquisição de novas substâncias. A todo instante e em toda a parte, uma série de transformações da matéria ocorre de forma dinâmica e ininterrupta, e novos materiais são continuadamente produzidos. 4. Determinar quantidades por meio de equações químicas. Adquirir conhecimento sobre o grau de pureza da matéria prima e seus processos. A proporção entre reagentes e produtos é sempre constante, essa proporção permite relacionar as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em um processo químico por meio de cálculos. 5. . Perceber que a Ciência sempre está em busca de soluções para os problemas ambientais. A humanidade depende diretamente do meio ambiente, esta pode ser modificada, mas sempre preservada. Para garantir a preservação do ambiente é necessária a educação ambiental.

passem a integrar a vida do aluno, levando em consideração a vivência individual e no coletivo a interação com o mundo físico. Levando sempre em consideração o conhecimento prévio do aluno. Recursos didáticos: Leitura de textos, discussões, atividades, demonstrações, experimentos, recursos audiovisuais, livro didático e produções.

cada nota, far-se-á: avaliação (podendo ser individual com ou sem consulta) de peso 10,0 e trabalhos (atividades em sala, tarefas, trabalhos de pesquisa, exercícios, relatórios entre outros) também de peso 10,0 cada um. Ao final, temse uma média das atividades desenvolvidas. Instrumentos: tarefas, produções em sala, trabalhos, relatórios, avaliações, seminários, pesquisas. A recuperação dos conteúdos será paralela, objetivando assegurar a aquisição e assimilação dos conteúdos. A mesma oportuniza o aluno a atingir a média.

COVRE, G. J. Química total. Volume único. São Paulo: FTD, 2001. LISBOA, Julio Cezar Foschini. Química, 3 ano: Ensino Médio 1 ed.- São Paulo.

QUIMICA-2B-ANGELA.pdf

There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item.

167KB Sizes 1 Downloads 168 Views

Recommend Documents

No documents