PLANO DE ACTIVIDADES SOCIOCULTURAIS 2016

INTRODUÇÃO É essencial aposta em atividades que promovam o envelhecimento ativo, para a qualidade de vida do idoso. Assim sendo, o Sénior Resort valoriza a planificação de atividades que consistem na ocupação do cliente garantindo assim o prazer na sua realização, entusiasmo e participação. A realização de atividades com e para os clientes visa proporcionar uma vida mais ativa e mais criativa, assim como a melhoria das relações e da comunicação com os outros, desenvolvendo a autonomia pessoal. Assim, será importante que as atividades se desenvolvam em torno de:  Proporcionar maior qualidade de vida, sentimento de utilidade, prevenção das incapacidades e estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento, como processo de ativação e estimulação dos idosos;  Proporcionar um envelhecimento saudável e integrado;  Promover atividades diversas em tempo e espaço mobilizando a participação dos idosos, de forma a criar estratégias de reforço da autoestima;  Privilegiar a interação dos idosos com a família, reforçando desta forma o elo de ligação e os laços afetivos já que o seu meio familiar e social é parte integrante das suas vivências;  Aproximar as famílias da instituição através da realização de atividades em parceria;  Proporcionar iniciativas que promovam a alegria e diversão;  Proporcionar aos idosos momentos de boa disposição e de contacto com a comunidade;  Recordar vivências, costumes e tradições populares;

 Estimular um trabalho interativo com idosos e crianças – valorizando desta forma as relações interdisciplinares.

ATIVIDADES O Plano de Atividades tem como objetivo principal dinamizar os idosos do Sénior Resort sob a forma de diversas atividades direcionadas para diferentes níveis de autonomia/dependência. O Plano contempla parcerias a diversos níveis, de modo a ajustar as atividades às limitações dos clientes, fomentando a participação dos idosos com pessoas externas à Organização, para um convívio salutar e diversificado, em idades e experiências e, por isso mesmo, alegre e enriquecedor. Assim sendo o programa de intervenção é o seguinte:

ATELIER DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM GRUPO O objetivo dos jogos de estimulação cognitiva é aumentar a atividade cerebral, retardar os efeitos da perda de memória e da sensibilidade e velocidade percetiva, e, a reabilitação das funções executivas. Esta atividade será desenvolvida através dos Ateliers de Memória que compreendem: - Jogo das Diferenças e Semelhanças; - Jogo de Memória; - Sopa de Letras; - Puzzles e Damas; - Exercício de memória recente; - Exercício de orientação temporal, espacial e pessoal;

- Atividades de Reminiscência; MATERIAL: Papel, Caneta, Livros de Atividades, Puzzle, Damas, entre outros. RECURSOS HUMANOS: Animadora sociocultural DESTINATÁRIOS: Todos os utentes do Sénior Resort DIAS/DURAÇÃO: 3 vezes por semana, durante 60 minutos cada sessão. RESULTADOS ESPERADOS: Partilha de conhecimentos, manutenção e melhoria das capacidades cognitivas.

TELIER DE CULINÁRIA O objetivo deste ateliê é o de partilhar conhecimentos de receitas, a confeção de diferentes produtos, estimulando a motricidade. Esta atividade será desenvolvida através de: - Criação de um livro de receitas, (uma vez por semana é feito o levantamento de uma receita); - Execução de compotas e doces; - Confeção de bolinhos secos, biscoitos e bolos; - Confeção de sumos e batidos naturais; MATERIAL: forno, fogão, material de cozinha, pegas, toalhas, aventais, toucas e luvas, diversos alimentos RECURSOS HUMANOS: Animadora sociocultural DESTINATÁRIOS: Todos os utentes do Sénior Resort DIAS/DURAÇÃO: 2 vezes por mês, com duração de cerca de 120 minutos em cada sessão.

RESULTADOS ESPERADOS: partilha de conhecimentos, manutenção e melhoria das capacidades cognitivas, melhoria da qualidade de vida e da autonomia.

ATELIER DE DANÇA A dança é uma forma de animação que pode e deve ser desenvolvida com os mais velhos, uma vez que para estes a dança está associada a memórias e experiências importantes na sua vida. Esta atividade será desenvolvida através de organização de festas, de bailes e de tardes de dança onde os utentes poderão praticar danças de salão, dança tradicional, dança de roda, onde os utentes se possam exprimir livremente. MATERIAL: CD's de música popular, Leitor de CD, aparelhagem de som e microfones. RECURSOS HUMANOS: Animadora sociocultural DESTINATÁRIOS: Todos os utentes do Sénior Resort DIAS/DURAÇÃO: Dias de festas de aniversário, festas populares, com a duração não superior a 90 minutos. RESULTADOS ESPERADOS: manutenção e melhoria das capacidades cognitivas, melhoria da qualidade de vida e da autonomia.

ATELIER DE EXPRESSÃO PLÁSTICA As atividades de expressão plástica permitem ao cliente exprimir-se, desenvolver e estimular a imaginação e a criatividade através das várias formas de expressão, desenvolver a motricidade e a precisão manual e a coordenação psico-motora. Ao realizarem estas atividades evitam o isolamento e o ócio, desenvolvem o sentido crítico, exprimindo as suas preferências e razões das ações, ao mesmo tempo que

promove o desenvolvimento e enriquecimento de qualidades grupais, coesão, partilha, trabalho em equipa, confiança, sensibilidade, relações interpessoais, iniciativa, expressão e autocontrolo.

Estas atividades passam por: - Pintura; - Costura; - Trabalhos em feltro; - Modelismo; - Colagens; - Trabalhos Manuais; - Modelagem (utilizando materiais como barro e pasta de modelar) MATERIAL: Lã, Algodão, tecido, Agulha, Papel, Canetas, lápis, pincéis, tela, tinta, barro, fimo, pasta de modelar, missangas, objetos em madeira, materiais recicláveis RECURSOS HUMANOS: Animadora sociocultural. DESTINATÁRIOS: Todos os utentes do Sénior Resort DIAS/DURAÇÃO: 3 vezes por semana, durante 120 minutos cada sessão (a ajustar de acordo com as necessidades/limitações dos utentes) RESULTADOS ESPERADOS: aumento da autonomia e do grau de satisfação, mostra e/ou venda de trabalhos, partilha de conhecimentos.

ATELIER DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO ORAL E CORPORAL

Esta atividade consiste em aulas de treino com o objetivo de manter as capacidades dos clientes letrados, estimulando a escrita e a leitura, a memória e a concentração através de: - Pequenos ditados; - Sopa de letras; - Leitura de notícias e livros; - Contadores de histórias, poemas, histórias contadas, notícias comentadas; - Realização de um Jornal de Institucional mensal; - Encenação de pequenos contos e histórias; MATERIAL: Papel, material de escrita, quadro, livros de leitura, adereços e guarda-roupa sempre que necessário RECURSOS HUMANOS: Animadora sociocultural. DESTINATÁRIOS: Todos os utentes do Sénior Resort DIAS/DURAÇÃO: 2 vezes por semana, durante 60 minutos em grupo. Diariamente exercícios e acompanhamento individualizado. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se uma melhoria do grau de satisfação, aumento da confiança, manutenção e/ou melhoria das capacidades cognitivas.

ATELIER DE INFORMÁTICA Esta atividade consiste em aulas de treino com o objetivo de manter as capacidades dos clientes e abrir novas possibilidades de contacto com familiares que se encontrem no estrangeiro.

Este atelier será desenvolvido através de: - Desenvolvimento e consulta de e-mail; - Pesquisa de notícias; - Elaboração do livro de receitas MATERIAL: Computador, Acesso à Internet RECURSOS HUMANOS: Animadora sociocultural DESTINATÁRIOS: Todos os utentes do Sénior Resort DIAS/DURAÇÃO: 1 vez por semana, durante 60 minutos em grupo. Diariamente exercícios e acompanhamento individualizado. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se uma melhoria do grau de satisfação, aumento da confiança, manutenção e/ou melhoria das capacidades cognitivas.

ATIVIDADES DESPORTIVAS E JOGOS DE ANIMAÇÃO As aulas de exercício físico têm como objetivo assegurar as condições de bemestar dos clientes, promovendo a sua saúde no combate ao sedentarismo e desenvolvendo das suas capacidades físicas e intelectuais através de tarefas simples de movimentação articular e muscular possibilitando uma maior qualidade de vida.

Esta atividade tem como objetivos específicos o aumento do autodomínio, melhorar a ocupação dos tempos livres, desenvolvimento das capacidades físicas, combater o sedentarismo e o stress, prevenção das depressões e aumentar a autoestima. Esta atividade será desenvolvida através de exercícios de aquecimentos, jogos tradicionais e desportivos, caminhadas, utilização da bicicleta elétrica e das Barras. MATERIAL QUE PODERÁ SER UTILIZADO: Bolas, Cordas, Garrafas de plástico, bolas específicas para o jogo do boccia, cadeiras, elásticos, paus, tecidos, tapete e bicicleta, entre outros. RECURSOS HUMANOS: Animadora sociocultural. DESTINATÁRIOS: Todos os utentes do Sénior Resort DIAS/DURAÇÃO: 3 vezes por semana, durante 40 a 90 minutos cada sessão (a ajustar de acordo com as necessidades/limitações dos utentes)

ATIVIDADES TERAPÊUTICAS COM ANIMAIS A Terapia Assistida por Animais é uma técnica empregada, por profissionais da área da saúde, no tratamento de patologias no âmbito da saúde física, mental ou social. Tem objetivos terapêuticos específicos, sendo a terapia adaptada e direcionada à demanda clínica do profissional que a promove e utiliza o animal de estimação como ferramenta do processo terapêutico. O objetivo deste tipo de iniciativa passa por colocar os clientes em contacto com animais, cujo objetivo é a criação de situações motivacionais, recreativas e terapêuticas. Pretendemos assim atingir:

A nível físico: melhoria das capacidades motoras e equilíbrio corporal a partir do contacto físico (toque), existem estudos que nos indicam que o contacto com animais pode resultar no regulamento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial do paciente; A nível psicológico: melhoria da capacidade de atenção e concentração, aumento da autoestima, redução da ansiedade e sentimento de solidão, relaxamento com a presença do animal; Ao nível cognitivo: incremento do vocabulário, estímulo da memória, desenvolvimento de conceitos espaciais (tamanho, cor, forma); Ao nível social: no envolvimento e compromisso dos clientes na atividade com o animal.

ATIVIDADES TERAPÊUTICAS COM SINOS TIBETANOS A Terapia dos Sinos Tibetanos é uma técnica usada com 7 tipos de metais para produzir um som único. Aplicada nos pontos certos produz o efeito de tratamento para diversos problemas de saúde. MATERIAL QUE PODERÁ SER UTILIZADO: Gongos e Sinos Tibetanos RECURSOS HUMANOS: Terapeuta DESTINATÁRIOS: Todos os utentes do Sénior Resort DIAS/DURAÇÃO: 1 vez por mês, durante 40 a 90 minutos cada sessão (a ajustar de acordo com as necessidades/limitações dos utentes).

Plano de Atividade 2016.pdf

Plano de Atividade 2016.pdf. Plano de Atividade 2016.pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Plano de Atividade 2016.pdf. Page 1 of 10.

258KB Sizes 3 Downloads 237 Views

Recommend Documents

Plano de Concurso TECLADO.pdf
... de 30 minutos e máxima de 50 minutos, sendo vedado aos demais candidatos do concurso assisti-la. ... The college group piano program for music majors.

Plano de compensação.pdf
primeiro será colocado automaticamente à sua esquerda e o outro à sua direita, e quando os. dois primeiros PC fizerem suas compras, você: 1. Ganha $50,00 ...

Plano de Concurso TEC DE PROD DE SOM E IMAGEM.pdf ...
Page 1 of 2. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE. PLANO de processo seletivo ...

Plano de Marketing Turismo Centro de Portugal resultados.pdf
telefónica em português e dialetos espanhóis, no Call Center do IPAM Lab de Aveiro. A escolha. dos inquiridos foi aleatória, com estratificação populacional ...

PLANO Nº1 ESTUDIO DE RIESGOS.pdf
"Zonas propensas a avalanchas, rodados, aluviones o erosión acentuada." Page 1 of 1. PLANO Nº1 ESTUDIO DE RIESGOS.pdf. PLANO Nº1 ESTUDIO DE ...

PLANO DE CONCURSO - COM DATAS DE PROVAS.pdf
CONCEITUAL HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA 60. CONCEITUAL ... site: www.ica.ufpa.br, e-mail: [email protected]. Horário: ... Cultura Popular no Mundo Moderno.

Plano de radio proteção_Unidade Movel.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. Plano de radio ...

Plano de Emergência Contra Incêndios – Requisitos – ABNT NBR ...
Plano de Emergência Contra Incêndios – Requisitos – ABNT NBR 15219/2005.PDF. Plano de Emergência Contra Incêndios – Requisitos – ABNT NBR 15219/2005.PDF. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Plano de Emergência Contra

Edital 79 Plano de Concurso TECLADO.pdf
Disponível em: . NAGODE, E. Gregory. The college group piano program for music majors. In: BASTIEN,.

Edital 79 Plano de Concurso TECLADO.pdf
arete%20Arroyo.pdf>. BASTIEN ... Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1996. MARIS ... SLOBODA, John A. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Trad.

Plano de Desenvolvimento - GL301AA - 1S2014v2.pdf
9a 24/04/14 Distribuição Normal. Teste 2. 10a 08/05/14 Primeira Prova (P1) Primeira Prova (P1). 11a 13/05/14 Análise de correlação. 12a 20/05/14 Análise de correlação. 13a 27/05/14 Regressão Linear. 14a 31/05/14 Regressão Linear. 15a 05/06/

PRC LA SERENA PLANO DE ANTEPROYECTO.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. PRC LA ...

plano-de-trabalho-gestão-escolar.finaldocx.pdf
Candidata (o) a Vice-diretora (o): Wellington Germano de Queiroz Matricula: ... á de metas e estratégias a serem desenvolvidas a curto e longo prazo, sendo ...

04. Plano de Recuperacao Judicial e anexos.pdf - DUX
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. 04. Plano de ...

Plano de Curso Legislativo (1).pdf
Almério Melquíades de Araújo. Equipe Técnica. Coordenação: Almério Melquíades de Araújo. Mestre em Educação. Organização: Fernanda Mello Demai. Diretor de Departamento. Grupo de Formulação e Análises Curriculares. Colaboração: Bianca Santarosa. Gradu

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - ARARUAMA.pdf
There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item.

04. Plano de Recuperação Judicial.pdf
Page 1 of 118. Page 2 of 118. Page 2 of 118. Page 3 of 118. Page 3 of 118. 04. Plano de Recuperação Judicial.pdf. 04. Plano de Recuperação Judicial.pdf.

06. Plano de Recuperação Judicial e Anexos.pdf
Whoops! There was a problem loading more pages. Retrying... Whoops! There was a problem previewing this document. Retrying... Download. Connect more apps... Try one of the apps below to open or edit this item. 06. Plano de Recuperação Judicial e Anex

Plano de Curso Téc Teatro.pdf
Conhecimentos dos níveis de tensão muscular;. - Técnicas de postura;. - Técnicas de notação de movimento;. - Estruturas do corpo, seu funcionamento e ...

Anexo VII Plano de A----o (1).pdf
Anexo VII Plano de A----o (1).pdf. Anexo VII Plano de A----o (1).pdf. Open. Extract. Open with. Sign In. Main menu. Displaying Anexo VII Plano de A----o (1).pdf.

Plano de aula Major QOPM Onildo.pdf
sala de aula. 2. Múltiplos. a. Armamento e equipamento fornecido pela PMMA: i. 30 pistolas modelo PT100, marca Taurus. ii. 330 munições .40 S&W de treino.

Portfolio Grupo 5 (Plano de Ação de Marketing).pdf
Page 3 of 14. Portfolio Grupo 5 (Plano de Ação de Marketing).pdf. Portfolio Grupo 5 (Plano de Ação de Marketing).pdf. Open. Extract. Open with. Sign In.

plano-metro-londres.pdf
Correspondencia sin escaleras. entre las estaciones de metro,. Canary Wharf DLR y Heron Quays. DLR a nivel de calle. Abierta hasta las 21:00 de lunes a.